top of page

Setor de flores investe na captação de água para enfrentar períodos de estiagem


A construção de tanques para a coleta de águas pluviais tem assegurado o abastecimento nos períodos sem chuvas e garantido a irrigação das produções de flores e plantas ornamentais.


Reservatório Veiling: 11 milhões litros água chuva


Produtores de flores investem em novas técnicas de irrigação para economizar água, além de driblar a crise econômica e não perder as vendas nos períodos de estiagem. Alguns reservatórios têm capacidade para 30 milhões de litros e garantem irrigação da produção quase o ano inteiro.


Investir em um sistema de irrigação por alagamento, que funciona como uma piscina, pode reduzir em até 1/3 o consumo de água de uma produção. A água que não é aproveitada pela planta volta para o tanque. O sistema é acionado por um programa de computador que analisa informações da estação meteorológica. O reaproveitamento da água faz o setor de flores superar a crise hídrica e o investimento em tecnologia espanta a crise financeira.

Em Holambra grande parte dos produtores de flores e de plantas ornamentais, atentos às novas técnologias e na viabilização do setor, já investiram nesses sistemas sustentáveis de irrigação e se preparam para enfrentar o próximo período de seca que normalmente acontece nos meses de outono e inverno.


O investimento em sustentabilidade, que tanto beneficia o meio ambiente, atinge também a Cooperativa Veiling, por meio da qual a produção é comercializada para todo o Brasil. A Cooperativa Veiling de Holambra (CVH) já conta com um tanque com capacidade de armazenamento de 11 milhões de litros de água captada da chuva, antes obtida de poços artesianos.


O volume amortecido, proveniente desse processo pelos extensos telhados que cobrem todo o complexo da Cooperativa, vem sendo utilizado na irrigação dos jardins e na higienização de peças retornáveis do material circulante, como cestos e porta-vasos que transportam as flores e plantas. Outros usos que estão sendo estimulados é a limpeza de pisos e sanitários e outros fins que não necessitam de água potável.

Comentários


bottom of page