A Prefeitura de Holambra decretou nesta quarta-feira, dia 8 de março, a prorrogação do vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU e de outros tributos municipais para até o dia 20 desse mês. Originalmente, o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano e das taxas de Coleta de Lixo Rural, Vigilância Sanitária e Alvará seguia apenas até o dia 10, enquanto o ISS estava fixado para dia 15. Para quem optar pelo pagamento parcelado, os demais vencimentos permanecem os mesmos, sem alteração.
De acordo com o diretor municipal de Finanças, Rodolfo Silva Pinto, a extensão do prazo se justifica pelo atraso dos Correios na entrega dos carnês em algumas localidades. “Sabemos que os carnês digitais já estão disponíveis há algum tempo no site da Prefeitura, mas optamos por oferecer mais tempo ao morador por conta desse atraso”, disse.
Para acessar a versão eletrônica dos boletos, o contribuinte deve localizar em www.holambra.sp.gov.br a guia “IPTU e Tributos Municipais”, na aba de Serviços. Os carnês estão divididos em três módulos: Rural, para recolhimento da Coleta de Lixo Rural; Imobiliário, para boletos do IPTU; e Mobiliário, para tributação de ISS Fixo, Alvará e Vigilância Sanitária.
Ainda segundo Rodolfo, o valor do IPTU sofreu esse ano reajuste de 6,47% – equivalente à inflação dos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A expectativa é que a arrecadação, em 2023, seja de R$ 8,5 milhões. “O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação da cidade. E, neste caso, o valor pago fica integralmente no município”, explicou.
Os locais credenciados para pagamento do IPTU e de outros tributos municipais, até a data de vencimento, são as agências bancárias Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú.
Quem optar pelo pagamento à vista, em cota única, terá o benefício de 10% de desconto, assegurado por Lei Municipal. Se preferir, o contribuinte pode parcelar o tributo em até 10 vezes, com a última mensalidade prevista para o dia 10 de dezembro de 2023. Nesses casos, não há desconto sobre o valor do boleto.
Comments