Novembro é o mês mundial para o combate ao câncer de próstata. Para falar sobre esse tema, o JC ouviu o médico Urologista Humberto Marino de Lucia, que esclarece dúvidas e faz alertas importantes sobre a prevenção da doença:
Durante o período de pandemia , muitas outras doenças foram deixadas de lado , inclusive , o acompanhamento do câncer de próstata , os atendimentos foram menores que 30% , e o numero de cirurgias para câncer de próstata caiu 21,5 % no SUS devido a pandemia.
Neste ano de 2021 a estimativa é que sejam feitos mais que 65 mil novos casos de câncer de próstata, com 10 % de mortalidade em 5 anos . O câncer de próstata é o segundo mais freqüentes no Homem , depois dos cânceres de pele .
Quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente há 90% de chance de cura .
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino , localizada abaixo da bexiga , pesa em torno de 20 g , normalmente do tamanho de uma noz , e tem como função principal produzir o esperma em conjunto com as vesículas seminais.
Como qualquer outro câncer não se sabe bem as causas exatas de inicio e/ ou fatores provocativos, sabemos que é um crescimento anômalo e desordenado das células do órgão . A doença pode demorar para se manifestar, não há sintomas nas fases iniciais do câncer de próstata , assim os exames periódicos podem fazer a detecção precoce , levando a cura dos pacientes.
Em casos avançados os paciente podem apresentar dores ósseas , sintomas urinários , queda do estado geral , insuficiência renal etc, nestes casos 95% se encontram em um estagio que a cura é muito difícil .
A Historia familiar aumenta em 6 x a chance de desenvolver a doença, a maior incidência é entre negros , alimentação inadequada , principalmente a base de gorduras animal e deficiência em frutas , verdura e legumes . O sedentarismo e obesidade também podem contribuir para o aparecimento do câncer .
Então mesmo sem sintomas homens a partir de 50 a , e de 45 a com historia familiar de câncer de próstata, devem iniciar o seguimento anual com um urologista . Os exames a serem realizados são o exame físico ( toque retal ) e o PSA ( antígeno especifico prostático ) , este ultimo conhecido como o exame de sangue da próstata .
Em torno de 20% dos casos são diagnosticados através do toque retal. Os tratamentos são variados , dependendo do estagio que se encontra a doença, podendo ser cirúrgico , radioterápico , com hormonioterapia e/ou quimioterapia.
A sociedade brasileira de Urologia esta engajada neste movimento , #SAUDE TAMBEM É PAPO DE HOMEM
Dr. Humberto Mariano de Lucia
Holambra realiza campanha para estimular realização de exames para detecção precoce da doença
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra inicia este mês campanha voltada à conscientização de homens com objetivo de incentivar a procura por exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação faz parte do movimento Novembro Azul.
A população masculina a partir dos 50 anos será estimulada a procurar as unidades básicas de atendimento para realizar exames preventivos de sangue e urina. Para isso, basta apresentar o Cartão Cidadão. Não há necessidade de agendamento prévio para a realização dos procedimentos. De acordo com o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, em caso de alteração o paciente será direcionado para um urologista. “A detecção precoce nos possibilita mais chances de tratamento”, explicou. “É importantíssimo ter informações sobre a doença. Preconceitos relacionados ao exame de toque retal, que é simples, precisam ser deixados de lado”.
Ainda segundo o diretor, a rede pública municipal de saúde oferece apoio psicológico, orientação e acompanhamento para pacientes diagnosticados com câncer de próstata. O tratamento, que é de alta complexidade, é realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou em outras unidades de referência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Comments