top of page

Holambra registra 55 casos de dengue; Sábado tem mutirão no Duas Marias


O combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, continua no município. Segundo o último balanço do departamento de Saúde, Holambra registrou até agora 55 casos da doença. Neste sábado, dia 8, agentes de saúde estarão no Residencial Duas Marias para nova etapa do mutirão. A ação será realizada das 8h ao meio-dia, voltada à retirada de possíveis criadouros, muita orientação aos moradores e entrega de material informativo.

A orientação do departamento é que os moradores permitam a entrada dos trabalhadores. Na semana passada, o Mutirão que estava previsto para acontecer no sábado, dia 25, teve de ser cancelado em função das chuvas e nova data será marcado para a região.


Saúde reforça importância da vacinação contra a febre amarela


Em função da época do ano, quando as transmissões aumentam, segundo o Ministério da Saúde, o departamento municipal de Saúde de Holambra está reforçando a importância da vacinação de moradores contra a Febre Amarela. O imunizante faz parte do esquema vacinal para todos os municípios brasileiros. A recomendação do Ministério da Saúde é de duas doses para crianças com mais de nove meses e menores de cinco anos, e dose única, válida para toda vida, para maiores de cinco anos.

Para receber a imunização, basta comparecer ao PSF mais próximo de casa com Cartão Cidadão, Cartão SUS, CPF e carteirinha de vacinação. "Vamos avaliar a carteirinha e verificar a necessidade. Quem tem mais de 60 anos deve procurar orientação médica", disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade, Wilma Gomes.

O atendimento é realizado no PSF Palmeiras às segundas-feiras das 8h às 11h30, às terças-feiras das 13h às 15h30 no PSF Fundão e às sextas-feiras entre 8h e 11h30 nas unidades Santa Margarida e Imigrantes.

"O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento da transmissão de febre amarela durante o período sazonal da doença, que vai de dezembro a maio, especialmente em São Paulo, além de Minas Gerais, Roraima e Tocantins", explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.  "A nota técnica, encaminhada às secretarias de Saúde, recomenda a intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco. Mesmo sem registro de caso confirmado da doença no município, é fundamental que todos estejam protegidos. Pedimos para que os holambrenses compareçam aos postos."

Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas ou vômitos, é importante buscar atendimento médico.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page