A quem diga que sente mais fome na primeira rajada de vento frio. E nesta época do ano, alimentos mais gordurosos e chocolates acabam ganhando à preferência. Mas, cuidado!
A nutricionista Alana Cruz Vale (foto) comenta que com as temperaturas mais baixas, o corpo precisa “gastar mais energia” para continuar aquecido, e, na mesma proporção que ele gasta, precisa “repor” essa energia, gerando mais fome. “Mas preciso alertá-los, porque esse aumento no gasto energético é pouco relevante para países tropicais como o nosso, portanto, a atenção para manter uma alimentação saudável, equilibrada e sem excessos”.
A nutricionista afirma que não existe alimento “vilão ou bonzinho”. “Todos podem fazer parte de uma alimentação saudável - para o corpo e para a mente - logo, os cuidados são os mesmos para qualquer outra época do ano: frequência e quantidade”, explica Alana.
De acordo com ela, não é só porque está frio que precisa negligenciar a saúde. “Aprecie com moderação os alimentos dessa época, comendo quando está com fome e parando ao ficar saciado. Lembre-se: temos inverno todos os anos, o frio vai e a sua saúde e corpo ficam. Cuide-se bem, sem exageros”, reforça a Nutricionista.
Alana diz que uma alimentação saudável é baseada em alimentos in natura e minimamente processados, ou seja, aqueles que avó reconheceria como comida, como cereais e leguminosas (arroz, feijões de todos os tipos, ervilha, grão de bico), frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite e derivados. “Considerando as inúmeras formas de preparar esses alimentos, é só manter-se consumindo esses grupos, que não haverá erro”.
Sobre a nutricionista
A paulistana Alana participa do Desafio MoviMente, da personal trainer holambrense Camila Braga, que está em sua quinta edição. A iniciativa propõe 21 dias de consultoria, dicas de alimentação e aulas pelo Instagram.
Alana é formada em nutrição e especializada em nutrição esportiva pela Universidade de São Paulo. Mas, ela costuma dizer que trabalho com atletas da vida real, ou seja, pessoas dispostas a conquistarem seus objetivos - emagrecimento e hipertrofia, através da alimentação simples, mantendo sua rotina e saúde mental. “Sem sofrer com dietas restritivas”
Ela acompanha atletas profissionais de Jiu-Jitsu, o time de vôlei da cidade do Guarujá, entre outras modalidades. Você pode encontrar mais informações dela nas redes sociais: Instagram (@alanavalenutri) e Facebook (Nutricionista Alana Vale).
Já sobre o Desafio MoviMente, mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 98237-3028 ou no instargran (kamilambraga).
Esdras Domingos
Comentarios