As atividades escolares nas 13 unidades da rede pública municipal de ensino de Holambra serão retomadas na próxima semana. Na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, o Departamento Municipal de Educação irá realizar reuniões para orientar os pais acerca do calendário letivo, protocolos sanitários e também para apresentação da equipe escolar. Os encontros ocorrerão na unidade em que o estudante está matriculado (confira abaixo os horários).
“É fundamental que os responsáveis compareçam no horário marcado, pois trata-se de um importante momento de aproximação e envolvimento dos pais no desenvolvimento acadêmico dos filhos”, explicou a diretora da pasta, Claudicir Picolo, que informou ainda que os procedimentos de segurança em função da Covid-19, adotados no ano passado com a retomada das aulas presenciais, serão mantidos. “Já a partir do transporte escolar os alunos farão uso do álcool em gel, verificaremos a temperatura e o uso correto da proteção facial para que a volta às aulas aconteça com toda a segurança”, disse.
Capacitação de profissionais
Em preparação para a volta às aulas, os profissionais da rede irão passar por capacitação esta semana. Na quinta-feira o professor e escritor César Nunes falará aos servidores sobre “Formação de educadores para o desenvolvimento da identidade social, autoestima e responsabilidade frente ao desenvolvimento da qualidade da Educação Municipal”. Na sexta será a vez do educador social Felipe Amaro dos Santos Neto fazer uma reflexão sobre a vida e o tempo. Os dois encontros são remotos. Também na quinta, mas no Teatro Municipal, as merendeiras da rede passarão por formação com aprimoramento de boas práticas, preparo e normas de segurança alimentar.
Investimentos para a retomada das aulas
Entre o fim do ano passado e início deste, a Prefeitura adquiriu centenas de itens para garantir melhor estrutura física e pedagógica aos alunos. Um investimento de mais de R$ 1,4 milhão. Dentre as aquisições estão novos brinquedos para os parquinhos, materiais esportivos e de recreação, instrumentos musicais, artigos pedagógicos para a educação especial, material didático, mobiliário, aparelhos de ar-condicionado e dois veículos novos, modelo Fiat Ducato, com capacidade para até 16 pessoas. Eles serão utilizados para o transporte de alunos com necessidades especiais.
Em 2021, a partir do retorno das aulas presenciais, a merenda deixou de ser terceirizada e passou a ser realizada de maneira independente nas escolas. Para isso, cozinhas foram e, em parte, continuam sendo reformadas. Equipamentos como fogões, fornos de microondas e utensílios de uso básico foram comprados - investimentos que não compõem os R$ 1,4 milhão aplicados em materiais entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
Confira o horário das reuniões de pais:
Data: 7 de fevereiro
Local: Unidade em que o aluno está matriculado
Creches
Berçários I e II: 13h30 - alunos entre 4 meses e 1 ano e 11 meses
Maternais I e II: 15h - alunos entre 2 e 3 anos
Infantil
Nível I: 7h30 (manhã) e 13h (tarde)
Nível II: 10h (manhã) e 15h (tarde)
Fundamental I
1º e 2º anos: 7h30 (manhã) e 13h (tarde)
3º, 4º e 5º anos: 10h (manhã) e 15h (tarde)
Fundamental II
6º e 7º anos: 7h30 (manhã) e 13h (tarde)
8º e 9º anos: 10h (manhã) e 15h (tarde)
EJA I e II: 19h
Comments