top of page

Entrevista exclusiva do prefeito Fernando Capato no aniversário da Cidade

“Me sinto honrado pela oportunidade de dar sequência a esse legado”, afirma Fernando Capato



Nesta semana em que Holambra completa 30 anos de sua emancipação política e administrativa, o Jornal da Cidade esteve com o prefeito Fernando Capato para um breve bate-papo sobre pandemia, 10 meses primeiros meses de governo, retomada e perspectivas para o futuro. Filho do primeiro mandatário da cidade, Capato foi eleito em novembro do ano passado com 66,34% dos votos válidos – e tem nas mãos a responsabilidade de conduzir o município e dar sequência, ao longo dos próximos anos, à construção da história que será celebrada neste 27 de outubro, aniversário da cidade.


Como você avalia a situação da pandemia e da vacinação em Holambra?


Estamos possivelmente no melhor momento desde o início da pandemia, com redução expressiva de casos e avanços importantes no processo de imunização dos moradores contra a Covid-19. Vivemos no começo do ano uma crise inesperada em todo o país. Um período muito difícil, muito triste. Mas que revelou uma vez mais a dedicação e o valor dos nossos profissionais de saúde. Sou muito grato à equipe pelo belíssimo trabalho que eles desempenharam nas horas mais desafiadoras e também agora, ao longo da campanha de vacinação. Temos em Holambra uma das campanhas mais organizadas de que tive notícia, com horário agendado e espaço amplo e confortável para espera, que raramente dura mais do que cinco minutos. Estamos próximos da marca de 70% da população com ciclo vacinal completo. Ou seja, com duas a três doses ou a dose única. E mais de 85% dos moradores com idade compatível já vacinados com pelo menos uma dose. Esses dados nos deixam otimistas e confiantes de que teremos dias melhores pela frente.


O turismo é um segmento importante para a economia local e sofreu muito com a pandemia. Quais são as perspectivas do setor para os próximos meses?


O turismo tem dado sinais muito positivos de retomada desde o começo da flexibilização, em agosto desse ano. Temos recebido milhares de visitantes todas as semanas, mesmo com limitação e controle de fluxo de veículos de fretamento, uma medida que tomamos para organizar a atividade turística em nossa cidade. É muito bom ver Holambra voltando aos poucos à normalidade e se firmando, uma vez mais, como um dos destinos mais concorridos em todo o Estado de São Paulo. O turismo é parte importante da nossa rotina. Dá vida aos nossos espaços públicos. Mais do que isso. Gera emprego, renda e novas oportunidades a muitas famílias do município. Estamos e seguiremos trabalhando e cuidando do município para aperfeiçoar e fortalecer o segmento.


Você realizou algumas viagens a São Paulo e Brasília durante o ano. Como está a relação da cidade com os governos estadual e federal?


Holambra é uma cidade querida e com muitos amigos em São Paulo e em Brasília. O relacionamento com as lideranças é essencial para que consigamos trazer mais recursos. Investimentos para obras e projetos que beneficiem as pessoas. Estivemos recentemente, por exemplo, com o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, que garantiu apoio financeiro para a duplicação de trecho da Rodovia SP-107 e para a construção de nossa primeira Casa Dia do Idoso, duas reivindicações antigas dos moradores. Também nas últimas semanas, recebemos na cidade a visita do deputado estadual Barros Munhoz para o anúncio do recapeamento asfáltico da estrada HBR-010, de acesso ao Residencial Vila das Tulipas e ao bairro Camanducaia. Uma pista muito castigada e que há muito tempo demandava melhorias. Foram quase R$ 8 milhões conquistados este ano com apoio de deputados e de parceiros nos governos estadual e federal.


Como foram os primeiros 10 meses de mandato?


Estar prefeito é um aprendizado permanente. Temos trabalhado muito, nas mais diferentes áreas, e avançamos passos importantes nesse período. Como disse anteriormente, organizamos no período mais difícil desta pandemia uma campanha de vacinação extremamente organizada. Reabrimos, já nos primeiros meses do ano, a unidade básica de saúde do bairro Palmeiras, que havia passado por reformas, e iniciamos as atividades da Academia da Saúde. Criamos no Paço Municipal o Espaço do Empreendedor para fomentar e dar apoio a novos negócios. E começamos as obras da tão esperada escola de ensino fundamental do bairro Imigrantes. Realizamos ações muito legais e importantes como, por exemplo, o projeto Primeiros Olhares, que promoveu avaliação de visão dos estudantes da rede municipal e viabilizará a entrega, sem custo, de óculos para correção e aperfeiçoamento do desempenho educacional. Voltamos a merenda escolar para dentro das unidades escolares, com alimentos preparados com muito carinho pelas merendeiras do nosso quadro de servidores. São passos importantes. E estamos muito entusiasmados com os projetos nos quais estamos trabalhando e que ainda estão por vir.


Como se sente estando prefeito de Holambra neste momento em que a cidade completa 30 anos de emancipação?


Ser prefeito é um privilégio muito grande. É a realização de um sonho que carrego comigo há anos. E é muito simbólico, para mim, estar à frente do governo neste momento em que vamos celebrar 30 anos de emancipação. Meu pai, Celso Capato, participou ativamente desse processo e foi o primeiro prefeito da cidade, eleito em 1992. Foi, mais à frente, prefeito por outros dois mandatos. Me sinto honrado pela oportunidade de dar sequência a esse legado. Não apenas o legado deixado pela minha família, mas em especial o rico legado da história de Holambra, pautado sempre por muita coragem e muito trabalho.


Quais são os principais desafios da cidade para os próximos anos?


Estamos, aos poucos, superando a pandemia e retomando gradualmente a normalidade. Esse processo de retomada, acredito, será um desafio grande para o próximo ano. Um novo momento de readaptação, de atenção a demandas reprimidas na saúde em função da Covid-19, de retorno integral das aulas presenciais, de volta dos eventos e outras tantas medidas e ações previstas para 2022. Acredito muito que estamos no caminho certo e que não faltará de todo o nosso time muito esforço e vontade de realizar. Estou certo de que seremos bem-sucedidos, enquanto cidade, diante dos desafios que teremos pela frente. Holambra está completando três décadas de vida, de conquistas e de bons exemplos. A próxima, a quarta, tem tudo para ser ainda melhor.

106 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page