Dia do Trabalhador, uma conquista histórica
- Da redação
- 29 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

O dia do Trabalho ou dia do trabalhador foi uma conquista dos trabalhadores americanos, que em 1º de Maio de 1886, saíram às ruas das principais cidades americanas para pedir redução na carga horária de trabalho. A manifestação deu resultado.
Os trabalhadores americanos conseguiram assegurar 8 horas diárias de trabalho. Antes, trabalhavam perto de 100 horas semanais, o que equivalia aproximadamente a 16 horas por dia.
No Brasil, o Dia do Trabalho teve seu marco inicial em 1917, quando ocorreu em São Paulo uma greve geral de operários e comerciantes por conta das condições precárias de trabalho.

Dentre o que eles reivindicavam, estava: o aumento de salário, a redução da jornada de trabalho, a proibição do trabalho infantil e a proibição do trabalho feminino à noite. Como resultado, as condições melhoraram e parte das reivindicações foram atendidas.
Somente em 26 de setembro de 1924 a data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859, assinado pelo presidente Arthur Bernardes. No decreto, o presidente estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes trabalhadoras.
O momento de crise econômica que vive o mundo, provocado pela pandemia, afetou muitos trabalhadores brasileiros, que tiveram que se reinventar, criar novas alternativas e se manter no mercado de trabalho. O espírito de luta, bandeira de muitas classes trabalhadoras, deve permanecer e carregar a esperança de dias melhores, que certamente virão, para continuar garantindo o direito a uma vida digna, como assegura a Constituição Brasileira.
Anos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. A ideia foi suprir as necessidades básicas de uma família, como moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer. Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, que passou a resolver questões judiciais relacionadas as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
댓글