Para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e o Dia Mundial da Hipertensão (26 de abril), a Prefeitura de Holambra, está realizando, até o dia 19 de maio, uma ação educativa nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.
De segunda a sexta-feira, enfermeiros e técnicos irão realizar gratuitamente aferição de pressão arterial e fornecer informações sobre hábitos saudáveis. Moradores com alteração nos testes serão encaminhados para avaliação de um especialista.
A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica não transmissível. Ela provoca um estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força. Por se tratar de uma doença assintomática, costuma evoluir com alterações estruturais ou funcionais em órgãos como coração, cérebro, rins e vasos.
No Brasil, a doença atinge 25% da população. Segundo o Ministério da Saúde, os problemas cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no País.
O diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, explica que a hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. No entanto, há vários fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. Além desses fatores de risco, ele complementa, a incidência da hipertensão é maior em negros, em diabéticos, e aumenta com a idade.
“Nesta ação, vamos orientar os holambrenses sobre os fatores de risco e a necessidade de manter hábitos alimentares saudáveis para evitar a patologia”, explicou Valmir. “A hipertensão, na maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. É fundamental que a população atenda nosso chamado e vá até a unidade mais próxima de casa para se informar sobre a doença”. Ele ressalta que, por tratar-se de uma doença silenciosa, “prevenir e controlar os índices de hipertensão arterial é de
Comments