Holambra recebeu hoje (17), quatro mil doses de vacina para imunizar a população da Febre Amarela. A Policlínica Municipal e os PSF Santa Margarida e Imigrantes atendem os moradores holambrense das 8h às 17h.
A responsável pelas vacinas da Policlínica, Wilma Gomes, disse que o objetivo do mutirão é imunizar toda a população. "Quem não pôde vir hoje, poderá receber a vacina na próxima sexta-feira, porque novas doses estarão disponíveis e ninguém ficará sem", garante.
A recepção ficou responsável por entregar uma senha, atendendo a ordem de chegada na fila, que foi entregue por família. Antes de receber a vacinação, funcionários se dividiram para fazer uma "entrevista" com os moradores, para orientação e saber se a pessoa estava apta ou não para receber a dose.
O auxiliar de serviços gerais Ricardo Françoso de Oliveirara, 30, foi com a esposa e a filha de 1 ano e três meses tomar a vacina. "Viemos porque ficamos preocupados com o risco da doença. É importante tomar a vacina", comentou.
A enfermeira Fernanda Madi, disse que não houve nenhum caso de Febre Amarela no interior paulista, porém, é bom evitar algumas zonas de risco. "Deve-se evitar ir a lugares com mata fechada. Em São Paulo não há risco na cidade, mas nos seus entornos onde há mata sim", explica.
Quem não deve tomar a vacina
Doadores de sangue que realizaram o procedimento há menos de 30 dias; gestantes e lactantes há menos de 6 meses também devem aguardar; bebês com menos de 9 meses e idosos acima de 60 anos. Pessoas com doenças autoimunes e diabéticos também precisam procurar um médico antes de receber a dose.
Fotos: Dálete Minichiello
Comments