Na noite da última sexta-feira, dia 2, o padre Nicolau João Bakker lançou seu livro, às 19h, no Espaço Cultural Terra Viva. A obra tem o título: Minha fé, Minha Igreja, Meu Mundo, da Editora Setembro. Cerca de 50 pessoas prestigiaram o evento, que fizeram questão de discursar em forma de agradecimento à contribuição do escritor à vida social, política e ambiental de Holambra e região.
O lançamento foi marcado por recordações de momentos importantes e de grandes conquistas para a cidade. A noite foi iniciada com exibições de fotos do padre com moradores e amigos de Holambra e Jaguariúna.
Quem adquiriu o livro, lançado com preço de custo, no valor de R$25, pôde receber dedicatória exclusiva na sessão de autógrafos. De acordo o padre, a obra não se resume em religiosidade, aborda também o período vivido na cidade das flores e os trabalhos realizados com a população, associações de bairro e ONGs de Holambra. “Não quero ganhar nada com o livro, apenas compartilhar a minha história. Não tenho intenção de atingir os intelectuais, optei por uma linguagem simples para que todos possam conhecer a minha vida e meu trabalho. Afinal, tenho muito a contar, sou do século passado”, brincou.
De forma unânime, os amigos que discursaram, disseram que o tempo que tiveram o prazer de conviver com Nicolau significou conhecer uma parte do filme de sua vida. E com o livro, puderam conhecer o filme na íntegra. Para eles, o religioso teve papel muito importante na cidade: atuou na legislação, sociedade e no Plano Diretor. Além de ter levantado forte conscientização ambiental na população de Holambra e região.
Jaime Lisandro Pacheco, responsável pela Setembro, disse que teve o prazer e a honra de editar o livro do padre. “Eu o conheci por meio de suas histórias, de sua aderência aos projetos essenciais para Holambra e da sua dedicação ao próximo, que considero admirável. É um sujeito límpido”, declarou.
A artista plástica Lucila Machado Assumpção, da Estância Jatobá, disse que Nicolau é de suma importância para a comunidade. “Partilhei vários momentos da vida dele. O seu livro é interessante, gostoso de ler e tem até partes muito engraçadas”, riu.
O livro
Em seu discurso, Nicolau contou um pouco de sua história e o começo da sua vida sacerdotal, trabalho com questões relacionadas ao ambiente, sua passagem como professor de teologia e aproximação com o povo. “O padre e a igreja tem de estar com o povo. Temos que recuperar e salvar o meio ambiente, porque sem ele não tem vida. Estou seguindo a missão que Deus me deu”, acredita.
O padre fechou o seu discurso com muito bom humor e recebeu muitos aplausos após citar uma velha frase, que marcou a sua infância na Holanda: “Degenen die hun voorouders niet waarderen, verdienen de naam die ze hebben niet”, que tem tradução mais ou menos assim: “Aqueles que não apreciam seus antepassados não merecem o nome que eles têm”.
Biografia
Padre Nicolau João Bakker nasceu na Holanda em 10/01/1939. Estudou filosofia na Bélgica antes de migrar para o Brasil, no ano de 1958. É cientista social e pastoralista e foi professor do Instituto de Teologia de São Paulo. Foi vereador por dois mandatos em Holambra (2001-2004/2005-2008). Também foi candidato a prefeito da cidade antes de sua mudança para São Paulo, onde assumiu uma paróquia em Diadema – SP.
Crédito fotos: Gabriel E. Silva
Comments