Com início do programa Ler e Escrever, departamento de Educação mostra que uma das prioridades é otimizar o processo de alfabetização
Dois mil e quatrocentos alunos da Rede Municipal de Holambra voltam às aulas na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Foram feitas 121 novas matrículas e as inscrições seguem abertas, segundo o Departamento Municipal de Educação.
Para 2018, a pasta traz como novidade o programa estadual “Ler e Escrever”. O “Ler e Escrever” tem como foco a alfabetização de crianças até sete anos por um meio de um conjunto de ações, tais como formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais.
![](https://static.wixstatic.com/media/dfeea3_4fb6f58a94e5457f8944a682022695d5~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_600,al_c,q_85,enc_auto/dfeea3_4fb6f58a94e5457f8944a682022695d5~mv2.jpg)
O programa é um complemento à formação pedagógica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como um dos objetivos capacitar os professores para atingir o objetivo de não atrasar o processo de ler e escrever dos pequenos. “A parceria com o Centro Universitário de Jaguariúna permitirá ainda a abertura de 40 novas vagas para cursos de extensão e pós-graduação para professores da rede”, revelou o diretor municipal de Educação, Amarildo Boer.
O responsável pela pasta ainda informou que os educadores terão dois dias de planejamento para as aulas, em 1 e 2 de fevereiro. Segundo Boer, as escolas municipais passaram por revitalização e os departamentos de Educação e de Obras fizeram vistorias para a programação de reformas. “Alguns prédios passaram por manutenção, outros ganharam novos equipamentos”, comentou o diretor, sem entrar em detalhes.
Ainda de acordo com ele, a Prefeitura entregará, no início do ano letivo, kits de uniformes compostos por duas camisetas a todos os alunos da Rede Municipal. Amarilo Boer acrescentou que materiais escolares básicos estarão disponíveis nas unidades de ensino para utilização em sala de aula, sempre que necessário.
Comments