Segundo polícia, postar fotos ou avisar que está viajando pelas redes sociais pode causar transtornos
Faz pouco mais de uma semana. Na véspera do Natal, uma mulher foi viajar e deixou a casa sozinha no Jardim Holanda, em Holambra. Algumas horas depois, bandidos furtaram o imóvel e a moradora acabou sendo obrigada a voltar do passeio imediatamente, avisada pela vizinha.
Segundo a Polícia Civil da cidade, casos como esse podem ser evitados com a discrição de pessoas, que viajam e deixam a casa vazia - algo comum nessa época do ano. A recomendação é evitar postar fotos nas redes sociais ou informar da viagem pelo facebook, onde pode haver internautas com más intenções.
Além de trancar todas as portas direito, sem deixar o cadeado para o lado de fora (o que indica que não há ninguém em casa), é aconselhável pedir para que um vizinho fique de olho na casa. Porém, avise sobre a viagem apenas para uma pessoa de confiança, reforçando que ela não comente com outros que moram nas proximidades. O perigo é a notícia espalhar, chegando para quem não deve.
De acordo com a Porto Seguro, deixar as luzes acesas durante toda a viagem pode despertar a atenção de dia, indicando ausências de pessoas. Se possível, a seguradora recomenda que os moradores instalem temporizadores em algumas luzes da casa.
Comments