Servidores holambrenses realizam o desafio e, além da perca de peso, acrescentam hábitos saudáveis no dia-a-dia.
O Brasil celebrou ontem, 11 de outubro, o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade. Sendo assim, 12 servidoras municipais da saúde que atuam no PSF Santa Margarida se uniram, com apoio dos médicos Murilo Cabral Vasconcelos e Miriam Seguessi Franguiosi, para uma competição amistosa de cuidados com a saúde e o físico.
O projeto Mais Saúde foi desenvolvido entre os dias 21 de agosto e 17 de setembro e seu principal objetivo era conscientizar os profissionais que trabalham na unidade a respeito da importância de hábitos saudáveis, formando novos multiplicadores de informação que estão em contato permanente com os moradores.
As mulheres que participaram da “competição” se dividiram em duas turmas – cada uma delas acompanhada por um profissional. Érica Escoton de Souza, enfermeira chefe e uma das idealizadoras do projeto, falou sobre como é essencial que os funcionários estejam aptos a orientar os pacientes do PSF, que em parte apresentam índices de obesidade. “Através da dieta os funcionários ficaram cada dia mais motivados para melhor atender a população e assim indicar novas alternativas mais saudáveis aos pacientes”, afirmou.
Após quase um mês de desafio, as 12 servidoras perderam juntas 35,2 kg, reduziram medidas e acrescentaram hábitos saudáveis ao seu dia-a-dia.
Dr. Murilo, por sua vez, ressalta: é essencial que toda dieta seja realizada com acompanhamento médico. “Hábitos mais saudáveis, além de ajudarem a reduzir peso excedente, são capazes de melhorar outras comorbidades, como hipertensão, colesterol e diabetes”, disse.
A técnica de enfermagem Santina Fantucci obteve os melhores resultados ao longo do projeto. Ela perdeu 7 quilos e diminuiu mais de dez centímetros de abdómen e seis de quadril. “Melhorou muito minha autoestima e disposição nesse último mês. Sem contar que é muito bom sair na rua ou chegar no trabalho e receber elogio dos amigos” disse Santina.
De acordo com Valmir Marcelo Iglecias, diretor municipal de Saúde, todos os moradores que estão em busca de uma vida com hábitos mais saudáveis podem procurar ajuda profissional nas unidades de saúde dos bairros.
Obesidade no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, a pessoa é considerada obesa quando apresenta o índice de massa corporal (IMC) maior que 30. Entre os brasileiros, a obesidade cresceu 60% nos últimos dez anos, ou seja, passou de 1,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros.
A obesidade aumenta com o avanço da idade, porém, mesmo assim entre os mais jovens, de 25 a 44 anos, atinge indicador alto: 17%. O excesso de peso também cresceu entre a população: passou de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016.
Foto: Prefeitura Municipal.
Comments