Além de promover uma apresentação musical em homenagem ao compositor Laércio de Freitas, projeto também oferecerá um workshop de pandeiro brasileiro, apresentado por um dos integrantes da orquestra.
![Orquestra de Choro Campineira realiza concerto gratuito em Holambra - Jornal da Cidade Holambra](https://static.wixstatic.com/media/9a7dec_3e01576da6784638843962ae4ef6dd67~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9a7dec_3e01576da6784638843962ae4ef6dd67~mv2.jpg)
Neste domingo, 24 de setembro, a Orquestra de Choro Campineira realizará em Holambra um concerto em homenagem ao compositor campineiro Laércio de Freitas. A apresentação, gratuita e aberta ao público acontecerá na Praça dos Pioneiros a partir das 20h. O repertório englobará uma releitura original da obra de Laércio, como por exemplo“Camundongas” e “Aquelas Horas no Sumaré”.
Além do concerto o projeto também oferecerá ao público que tiver interesse um workshop de pandeiro brasileiro, ministrado pelo músico Adriel Job, integrante do grupo musical. A oficina, que unirá diversas linguagens populares brasileiras a partir do pandeiro, acontecerá às 18h, no mesmo dia e local e do concerto.
De acordo com Adriel Job, a oficina aborda o desenvolvimento do pandeiro em todas as regiões do Brasil. “Nós abordamos o desenvolvimento desse instrumento em todas as regiões do Brasil e quem participar vai aprender técnicas, conhecer um pouco da história e fazer música. Ela serve não só para o músico profissional, os curiosos por cultura popular também têm acesso a toda essa informação e aprendizado. E para completar, temos a apresentação em homenagem a Laércio de Freitas. Será um grande dia musical de acesso para todos”, afirmou.
Composta atualmente por nove músicos, a orquestra campineira teve início em agosto de 2014 e reúne grandes nomes da música instrumental "formados" na cidade de Campinas. São eles: Esther Alves de Araújo (flauta), Edmar Pereira (sax), Klesley Brandão (trompete), Ramon Del Pino (baixo), Gustavo de Medeiros (guitarra), Eduardo Pereira (cavaco e bandolim), Eduardo Guimarães (sanfona), Adriel Job (pandeiro) e João Casimiro (bateria). Composta por diferentes instrumentos, o grupo e seus respectivos músicos propõe uma grande versatilidade à música.
A apresentação faz parte do projeto “Orquestra de Choro Campineira visita Laércio de Freitas” e é realizada e patrocinada pelo ProAC Edital. Tendo como objetivo principal o enriquecimento da música instrumental brasileira no interior do Estado de São Paulo, o projeto busca disseminar o estilo musical aos mais variados públicos e de forma acessível.
Segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, atividades como essa são de extrema relevância para a cidade, visto que toda a população pode participar e assistir uma apresentação de tamanho porte. “Sabemos da qualidade da Orquestra de Choro Campineira e estamos muito felizes de poder oferecer aos holambrenses atrações artísticas gratuitas e desse porte. Esperamos que a comunidade siga abraçando os eventos locais e aproveitando as boas oportunidades que estamos buscando proporcionar”, disse.
Sobre Laércio de Freitas
Laércio de Freitas é pianista natural de Campinas. Durante sua carreira gravou apenas três discos e atuou como arranjador de músicas importantes para a cena musical brasileira. No disco “Quem é Quem”, de João Donato, considerado um dos cem melhores discos do Brasil pela revista Rolling Stones, Laércio arranjou duas músicas: “Terremoto”, e “The frog” – esta, mais adiante conhecida como “A rã”, ganhou letra e foi gravada por Caetano Veloso.
Além disso, o músico campineiro participou como arranjador do disco Elza Soares, de 1973; e de outras músicas que compõem os discos: “Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Mantiqueira”, “Eu não peço desculpa” de Caetano e Jorge Mautner, “Clara Nunes 1973” e “Claridade” de Clara Nunes, assim como de outros arranjos em discos de Wilson Simonal e Jair Rodrigues.
Conforme as apresentações forem sendo realizadas um CD será gravado com as canções executadas ao longo da realização do projeto, contando também com a participação especial do próprio Laércio de Freitas, inspirador do projeto.
Informações
Confira local e horário das apresentações:
Local: Praça dos Pioneiros
Endereço: Alameda Mauricio de Nassau s/n - Holambra
Data: 24 de setembro
Horário: Oficina de pandeiro às 18h e apresentação às 20h
Entrada gratuita.
Observação: Em caso de chuva, o evento será transferido para a varanda da Biblioteca Municipal, na Rua Solidagos, 42.
Foto: Divulgação/Prefeitura
Commentaires