Nesta semana o site do Jornal da Cidade dá continuidade à publicação de dicas sobre o que cada cidadão pode fazer, individual ou coletivamente para se prevenir contra a ação de pessoas mal intencionadas ou mesmo de ladrões, que agem diariamente.
Nesta postagem o JC aborda pequenas ações que podem fazer a diferença quando assunto é a segurança na internet, visto que, de acordo com uma pesquisa divulgada em janeiro deste ano pelo jornal Estadão, cerca de 42 milhões de brasileiros são afetados por crimes virtuais
![](https://static.wixstatic.com/media/9a7dec_0eb0c18719154bf9b1ba1e3c9d495e4a~mv2.png/v1/fill/w_980,h_484,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9a7dec_0eb0c18719154bf9b1ba1e3c9d495e4a~mv2.png)
Esta prestação de serviço é feita em conjunto com o Conseg - Conselho Comunitário de Segurança - de Holambra, cuja composição conta com representantes das corporações responsáveis pela segurança pública em nossa cidade: Guarda Municipal (GM), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e membros da comunidade. Confira:
- Cuidado com as senhas: Nunca utilize as mesmas senhas para o acesso em diferentes redes, sejam elas sociais ou com finalidade comercial. É preferível criar diferentes senhas e anotá-las para não esquecer. Evite, também, criar senhas que sejam fáceis de decifrar. Exemplos: datas de nascimento, nome de parentes próximos, cidade onde nasceu, dentre outras.
- Mantenha sempre um antivírus instalado em seu computador. Mesmo em sua versão mais simples, muitas vezes ele pode ajudar a identificar possíveis ameaças e até mesmo bloqueá-las, para que sua rede não seja infectada. Os antivírus podem não só atuar em computadores como também em tablets e smartphones.
- Caso suspeite que foi vítima de algum crime virtual, notifique a Guarda Municipal (GM), a Polícia Militar (PM) ou a Polícia Civil de Holambra. Vale lembrar que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo é uma das mais bem aparelhadas em nosso país para rastrear e identificar autores dos chamados "crimes cibernéticos".
Comments