17 de julho dia de proteção às florestas
- Da redação
- 14 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

O Brasil tem poucos motivos para comemorar a data
O dia 17 de julho é celebrado como o dia de proteção às florestas, ou ainda, o dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro considerado o "protetor das florestas" e famoso pelos cabelos vermelhos como fogo e pelos pés posicionados ao contrário, com os calcanhares para frente. O Brasil, um dos países que abriga a Floresta Amazônica, vital para a regulação do clima e enfrentamento às mudanças climáticas, tem poucos motivos para comemorar a data. A previsão da plataforma de inteligência artificial PrevisIA é de que cerca de 15.400 km² sejam desmatados em 2022, a maior área de floresta derrubada dos últimos 16 anos. Mas o dia 17 serve de alerta para o que precisa ser feito.
É papel fundamental dos governos, em todas as suas esferas, coibir a degradação não só da Amazônia, mas também da Mata Atlântica, do Pantanal e de todos os outros biomas do nosso país.
Algumas organizações não governamentais trabalham para manter a floresta em pé, promovendo sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social nas comunidades locais. No entanto, embora ninguém consiga promover grandes mudanças sozinho, algumas atitudes simples, no seu dia a dia, podem fazer a diferença na preservação da floresta.
Você também é responsável !

1. Consumo consciente: se informe antes de comprar móveis e joias e certifique-se que eles não vêm de nenhuma cadeia ilegal. Por outro lado, busque produtos que fortaleçam cadeias sustentáveis, como os produtos da floresta. A maior parte do ouro e madeira retirados da Amazônia é ilegal.
2. Apoie a luta dos povos da floresta. Povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais são os principais guardiões da floresta.
3. Coma menos carne. Muitas áreas desmatadas da Amazônia acabam virando pasto para a produção agropecuária.
4. Não compartilhe fake news. Ajude a combater a desinformação. Cheque antes de compartilhar qualquer notícia.
5. Vote com consciência! Se informe sobre as posturas e votos do seu candidato.
6. Junte-se às organizações que fazem a diferença. Conheça e apoie organizações que buscam combater as mudanças climáticas e proteger as floresta.
Komentarze